O DIU (Dispositivo Intrauterino) é utilizado como método anticoncepcional de longa duração. Ele possui um formato em “T” e é introduzido no útero (sempre em consultório). Existem diferentes tipos de DIU, e vamos falar um pouco sobre cada um deles.
– O DIU Mirena libera um hormônio chamado Levonogestrel, que através de sua ação previne a gravidez por até 5 anos após a sua aplicação.
Por conter hormônio, ele pode acabar com a menstruação ou promover uma diminuição no fluxo e, geralmente, as cólicas também diminuem. No entanto, muitas pacientes podem apresentar aumento na oleosidade da pele e queda capilar.
Pode ser colocado em pós-parto imediato e também é recomendado durante o período da lactação. Além disso, pode ser usado como opção de tratamento em casos de mioma, endometriose, e adenomiose.
– O DIU de Cobre é um dispositivo que não libera nenhuma taxa hormonal, sendo uma excelente opção para mulheres que não desejam fazer uso de hormônios ou apresentam alguma contra indicação para tal.
Este método permite que a mulher continue com seus ciclos menstruais normalmente. Sua duração varia de 3 a 10 anos, dependendo da quantidade de cobre.
Se inserido da forma correta, esse dispositivo apresenta 99,9% de eficácia. A ineficácia pode ocorrer caso o DIU não esteja bem colocado, ou saia do lugar. Por isso, é recomenda-se às pacientes retornarem ao consultório um mês após a aplicação para verificar se a posição está correta.
A aplicação é feita no consultório médico. Algumas mulheres relatam um certo incômodo durante alguns dias após a colocação, assim como dificuldade de adaptação, porém eles podem ser removidos a qualquer momento (também no consultório médico).
Por não possuir hormônios, o DIU de cobre não provoca alterações no corpo, pele e cabelos. Mas pode apresentar como efeitos colaterais aumento do fluxo menstrual e cólicas.
O DIU de cobre é indicado para a maioria das mulheres, com exceção daquelas que tiverem algum problema uterino diagnosticado.
– O DIU de Prata não é composto somente desse metal, na verdade trata-se de uma associação de cobre e prata. Essa união aumenta a eficácia do método, pois diminui tanto a oxidação do cobre quanto as chances de sua fragmentação no organismo, tornando seu uso mais eficaz e minimizando os efeitos colaterais, como aumento do fluxo menstrual e das cólicas.
É um método contraceptivo livre de hormônios, com duração de 5 anos, diferentemente do DIU de cobre isolado, que é de 10 anos.
É uma ótima opção para as pacientes que não desejam ou não podem fazer uso de anticoncepcionais hormonais.
Além disso, o formato desse DIU é em Y, mais anatômico, o que facilita e deixa mais confortável a inserção e a remoção.
– O Kyleena é um lançamento no Brasil, um novo DIU com menor dosagem Hormonal de Levonorgestrel e duração de 5 anos (mesma do Mirena).
Indicado para anticoncepção e com promessa de menor desconforto na inserção devido às suas dimensões reduzidas.
Consulte sempre o seu Ginecologista para avaliar qual método é o mais indicado para você.